Celulite Tem Cura? Tratamento E Dicas

Embora não é uma doença, muitas pessoas se perguntam se curar a celulite. A busca de um tratamento eficaz é enorme, e isso é algo que realmente incomoda as mulheres. Se você não pode fazer as pazes com celulite, sei que você não está sozinho: nada menos que nove em cada dez mulheres apresentam a condição inconfundível que marca a pele e faz com que um aspecto de casca de laranja.

Mas o fato de que é quase uma unanimidade no mundo feminino não significa que não há nada que possa ser feito para tratar a celulite. Somente nos últimos anos inúmeros procedimentos foram apresentados ao público em geral com a promessa de pôr fim a irregularidades indesejáveis na pele.

Seria então estes tratamentos, o fim da celulite? Finalmente podemos dizer que a celulite ser curado?

Estética celulite e pele infecção

Antes de sabermos se é possível eliminar a celulite para sempre, vamos entender um pouco mais sobre o problema que incomoda tanto as mulheres- e não raro homens, também.

A celulite do termo pode ser usado para descrever duas condições diferentes:

  • uma infecção de pele causada por bactérias (semelhantes a Erisipela), ou
  • a hidrolipodistrofia ginoide, um desequilíbrio no metabolismo de lipídios.

Aqui iremos abordar a segunda alternativa, o que é celulite estética, causada por um crescimento anormal de tecido adiposo.

Definição de celulite

Resultado de imagem para celulite

Forma sumária, podemos dizer que a celulite é uma alteração causada pelo depósito desordenado de lipídios, água e toxinas no tecido conjuntivo por via subcutânea (sob a pele).

Mais precisamente, a celulite ocorre quando as fibras de tecido conjuntivo perdem sua elasticidade e abrir espaço para o acúmulo de gordura e fluidos no site. Este efeito resulta em uma pele irregular, porque as fibras puxar a pele “para baixo” em direção a musculatura, enquanto a gordura eleva a pele.

O resultado destas duas forças opostas é uma pele ondulada, conosco e enfraqueceu-se muitas vezes.

Tipos de celulite

Resultado de imagem para ultrasom celulite

De acordo com características como nível de flacidez da pele, o aspecto da área afetada e profundidade das depressões, a celulite pode ser classificada em três fases ou graus:

  • Celulite grau 1 ou leve: só pode ser visto quando a região afetada é “comprimida” ou o músculo contraído.
  • Grau de celulite 2, ou moderada: é evidente mesmo sem a contração da pele e já há um aspecto de “casca de laranja”. Palpação revela pequenos nódulos e outras lesões.
  • Grau 3 ou celulite grave: a superfície da pele tem nódulos visíveis e a celulite pode ser notado mesmo sob as roupas. Há um compromisso do movimento no local, e a quantidade e a profundidade das depressões é bastante elevada.

Causas da celulite

Os cientistas ainda não bateu o martelo sobre as verdadeiras causas da celulite, mas acredita-se que a condição está relacionada com:

  • Gênero: celulite é muito mais comum entre as mulheres
  • Idade: ao longo dos anos aumentar a predisposição à celulite, possivelmente por alterações hormonais e a perda de colágeno (proteína essencial para a sustentação da pele)
  • História da família
  • Excesso de peso: Embora muitas mulheres magras também relatam grátis

ITE, o aumento da taxa de gordura corporal é um fator determinante para o desenvolvimento da celulite

  • Fumar (cigarro toxinas afetam a síntese de colágeno)
  • Dieta: uma

dieta rica em gordura, açúcar e sal favorece o aparecimento de celulite

  • Stress
  • Estilo de vida sedentário
  • Baixa ingestão de água (o líquido é essencial para eliminar as toxinas)

Afinal, a celulite ser curado?

Imagem relacionada

Existem muitos cremes e procedimentos que prometem acabar com o problema, mas cientificamente falando, não existe ainda uma cura para a celulite de grau mais elevado.

O que há são tratamentos que estimulam a circulação local e, portanto, melhora a aparência da pele que não tem sido profundamente afetada. Mas não há ainda nenhum método que seja capaz de reverter as tags pele deixado pela celulite.

Mas não se desespere: a celulite não tem cura, mas existem tratamentos. Ou seja, mesmo se não é possível ter um totalmente “mais suave”, é possível controlar os danos e até mesmo evitar celulite dar os caras em outras partes do corpo.

Veja abaixo algumas dicas para tratamento de celulite e então Confira dicas para combater pele com aspecto de casca de laranja.

Tratamento

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a celulite não é uma doença e que, portanto, não afeta a saúde. Assim, o tratamento para a celulite é procurado por aqueles que são desconfortáveis com a aparência da pele-embora aqui cabe a ressalva de que nem todos respondem da mesma maneira para os procedimentos.

Sim, pode parecer óbvio, mas o melhor tratamento para a celulite é uma que atenda às suas necessidades e que traz algum tipo de benefício. E Ressaltamos, mais uma vez, apesar de muitas propagandas dizendo que a celulite curam, que os tratamentos não têm prova de eficácia.

Outro fator a ser considerado antes de optar por alguns dos tratamentos para a celulite listados abaixo é o grau de comprometimento da pele. O tecido levemente afectado tende a responder melhor do que uma área marcada pela celulite grave, por exemplo.

Algumas opções de tratamento da celulite:

-Drenagem linfática

Resultado de imagem para drenagem linfática gluteos

Um dos tratamentos para a celulite mais difundida e acessível, a drenagem linfática é uma massagem que estimula a eliminação de líquido e toxinas retidas nos tecidos.

Através de movimentos suaves com a ponta dos dedos ou palmas, os fluidos acumulados sob a pele são tomados no sentido dos gânglios linfáticos para que eles são excluídos permanentemente do sistema.

Em casos leves de celulite, a técnica também ajuda a quebrar pequenos nódulos de gordura, uma vez que melhora a circulação sanguínea no local. Embora é indicado para todos os graus de celulite, massagem não reverte quadros mais graves.

-Rádio frequência

Resultado de imagem para radiofrequência celulite

De acordo com muitos especialistas da área dermatológica, frequência de rádio é um dos tratamentos mais eficazes contra a celulite, porque pode agir diretamente nas vigas do tecido conjuntivo e trazer resultados duradouros.

E o que é a radiofrequência? Basicamente, é uma técnica criada no meio da última década e que se caracteriza pelo uso de um dispositivo que emite ondas de rádio ou luz infravermelha.

Com sessões regulares, seria possível reduzir a inflamação e ondulações de pele com a aplicação de calor sobre o local afetado-tudo sem a necessidade de um procedimento invasivo como, por exemplo, o caso da lipoaspiração.

Aplicado diretamente sobre a área afetada pela celulite, essas ondas aquecem o tecido e ajudam a desvendar os feixes fibrosos, enquanto de colágeno. O resultado é uma pele mais firme, com menos depressão e sem muito inchaço.

Frequência de rádio também serve para melhorar a microcirculação, aumentar a hidratação e estimular a eliminação de toxinas. Apropriado para todos os tipos de celulite, a técnica não danifica a pele e pode ser aplicada até mesmo no escritório.

-Endermologia

Resultado de imagem para Endermologia

Outro tratamento não-invasivo de celulite, Endermologia- ou endermoterapia, como também é conhecida a técnica-é o uso de um dispositivo com dois pequenos rolos que faz um tipo de massagem por sucção (ou uma drenagem linfática mais poderosa).O tratamento com o sistema de sucção promove relaxamento muscular, aumenta a circulação local, aumenta o suprimento de oxigênio para a região com celulite e melhorar a aparência da pele.

Para melhores resultados, sessões de Endermologia devem ser repetidas regularmente.

-Carboxiterapia

Resultado de imagem para carboxiterapia

Popular em clínicas de estéticas, a carboxiterapia é usada para tratar a celulite e reduzir a flacidez da pele. O tratamento é feito por injeções de dióxido de carbono na segunda camada da pele, para distender o tecido e estimular a síntese de colágeno.

Outros benefícios da carboxiterapia seria o aumento da vascularização (e, portanto, oxigenação) pele, diminuída inchaço, ruptura dos feixes fibrosos e tonificando a área com celulite.

Apesar da fama, no entanto, a técnica originalmente desenvolvida para curar feridas na pele e danos aos vasos sanguíneos não é exatamente uma unanimidade no mundo da medicina. Isso é porque muitos profissionais afirmam que, além de não ter provado através de estudos científicos, ela ainda é invasiva e apresenta riscos.

De acordo com o Dr. Lígia Kogos, dermatologista, conhecida no mundo das celebridades, a carboxiterapia pode levar a complicações como hematomas, compressão de nervos e cicatrizes.

-Massagem modeladora

Resultado de imagem para massagem modeladora

Assim como a drenagem linfática, massagem de modelagem também promove a eliminação de excesso de líquidos presos sob a pele.

Uma vantagem desta técnica é que, além de reduzir o inchaço, ela também age sobre as reservas de gordura que estão em camadas mais profundas do tecido.

Mais adequado para casos de luz moderada da celulite, modelagem de massagem pode melhorar a circulação e reduzir a flacidez, mas deve ser repetida com frequência para que benefícios podem começar a ser notado.

-Mesoterapia

Resultado de imagem para massoterapia

Invasivo, o procedimento é feito através da aplicação de uma série de medicamentos diretamente para a área afetada com celulite. Tratamento proponentes afirmam que a combinação de drogas ajuda a reduzir a gordura e reduzir a inflamação, o que contribuiria para a celulite de forma.

Além de dor e possíveis contusões, Mesoterapia tem em comum com vários outros tratamentos invasivos para celulite a completa falta de evidências quanto à sua eficácia. Ou seja, muitos dizem que reduz a celulite, mesoterapia, mas essa declaração ainda carece de sustentação científica.

-Laser

Resultado de imagem para laser para celulite

Após a aplicação de anestésico local, o dermatologista faz duas pequenas incisões na pele afetada pela celulite. É através destes “buracos” que deverão entrar dois pequenos tubos com dispositivo de fibra óptica que irá gerar o calor para “destruir” as gorduras localizadas.

O aumento da temperatura também promove a desagregação de fibrosa, vigas ao mesmo tempo estimula a síntese de novas fibras de colágeno. Apesar de ser menos arriscada do que a lipoaspiração tradicional, a técnica de lipoaspiração laser pode trazer riscos devido ao uso de anestesia e possíveis complicações durante o procedimento.

– Criolipólise

Resultado de imagem para criolipolise

Ao contrário o laser aquece o tecido para tratar celulite, a criolipólise não é invasivo e faz uso de frio para melhorar a aparência da pele.

O procedimento é relativamente simples: um dispositivo é colocado sobre a pele a congelar a camada de tecido adiposo. Uma vez congelado, as células de gordura se romper mais facilmente, e seu conteúdo é rapidamente metabolizado pelo organismo.

Mas aqui novamente é preciso dizer que não tem havido relatos de estudos mostrando que criolipólise funciona para tratar celulite. Portanto, como outros tratamentos acima, a técnica deve ser encarada com reservas e nunca como a cura definitiva para a celulite.

– Ultra-som

Resultado de imagem para ultrasom celulite

Também conhecido na estética como a tratamento lipocavitação envolve o uso de ultra-som para destruir as células de gordura.

Para emitir ondas que penetram na pele e alcançar os adipócitos (células de gordura), a máquina de ultra-som danifica as membranas celulares e causar uma liberação do conteúdo dessas estruturas.

Com isto, há uma redução na pressão exercida pelos adipócitos, que faz com que a pele se torne menos errático.

– Cremes

Resultado de imagem para creme para celulite

Há, literalmente, uma infinidade de cremes que prometem acabar com a celulite. Mas, no momento, não temos provas que realmente funcionam.

Desde que os produtos à base de chá verde, resveratrol e cafeína, mesmo importados fórmulas mais complexas, todos assumem que cremes para melhorar a celulite é necessário aumentar a circulação e reduzir o acúmulo de gordura no lugar.

De acordo com o Dr. Lisa m. Donofrio, um Professor de Dermatologia na prestigiada escola de Universidade de Yale da medicina, nos Estados Unidos, não há provas que os cremes anti-celulite realmente funcionam.

Esta opinião é partilhada pelo Dr. Garry s Brody, professor de cirurgia plástica da University of Southern California. Para o especialista, as mulheres que acreditam que a celulite ser curada e que isto pode ser conseguido pelo uso de cremes será certamente muito decepcionados. Alguns cremes podem ajudar o tratamento e melhorar a aparência da pele, mas não espere milagres.

Antes de iniciar qualquer tratamento.

Vimos que a maioria dos tratamentos para a celulite são duvidosas e às vezes pode nem causa efeitos colaterais graves. Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha e não colocar a saúde em risco, é imperativo que você procure um profissional com boas qualificações e recomendações.

Não se engane com os diplomas na parede: perguntar as pessoas de contato que já passaram pelo mesmo tratamento e não tenham medo de buscar informações antes de iniciar um procedimento mais invasivo.

Dicas

Se não eliminar a celulite, alguns hábitos podem ajudá-lo a minimizar o problema- e, mais importante ainda, para evitar que ele. Veja abaixo para obter dicas sobre como tratar celulite naturalmente e também ver algumas sugestões simples para melhorar a saúde da sua pele:

  • Cuidar da alimentação

Imagem relacionada

É para prevenir ou tratar a celulite, o primeiro passo é cuidar da dieta. Evite alimentos ricos em açúcar, colesterol e gorduras saturadas (ou seja, doces, gordurosos carnes vermelhas, frituras e alimentos mais processados).

Para reduzir a inflamação e desintoxicar o corpo, Invista em legumes, frutas e vegetais orgânicos, que proporcionam uma alta concentração de antioxidantes. Ainda no menu incluem proteínas magras (como peixe, soja, grão de bico, frango da mama), que, ao lado de frutas cítricas, fornecem nutrientes importantes para a síntese de colágeno.

Também é certo para tomar pelo menos 6 copos de água todos os dias, desde que o líquido é essencial para eliminar as toxinas.

  • Cuidado com o sal

Além de elevar a pressão arterial, o sódio também é um grande inimigo de uma pele saudável. Isso é porque, além para incentivar a retenção de líquidos, sal ainda provoca desidratação e impede a eliminação de substâncias tóxicas.

E lembre-se que a maioria do sal que consumimos no dia a dia base não provém o saleiro na mesa,Mas produtos como biscoitos, pães, molhos e alimentos congelados.

  • Fazer automassagem

Resultado de imagem para automassagem celulite
Caseira massagem contra a celulite pode ser uma boa opção para aqueles que não têm disponibilidade para realizar a drenagem em clínicas especializadas.

Embora não seja claro tão eficiente quanto o procedimento realizado por um profissional, a massagem é feita com uma escova macia, escova (imagem abaixo) melhora a circulação e ajuda a estimular o sistema linfático.

A dica aqui é fazer movimentos circulares de baixo para cima, de preferência com pele umedecida por um óleo essencial.

  • Exercício cardio

Imagem relacionada

Embora o treinamento do peso é essencial para tonificar os músculos e reduzir a flacidez, os exercícios aeróbicos são essenciais no tratamento de celulite/lutando.

E a justificativa é simples: são essas atividades que aumentam a frequência cardíaca até um nível necessário para promover a queima de gordura. Quanto maior a taxa de coração (dentro do limite seguro para o seu acondicionamento e seu grupo de idade), maior a utilização de gordura deposita sob a pele.

Portanto, além de ir ao ginásio 2 ou 3 vezes por semana, tentar caber em suas sessões de rotina corrida, bicicleta ou mesmo separar o treinamento de alta intensidade (HIIT).

Veja também: 5 exercícios para celulite

  • Diga adeus ao cigarro

Qualquer coisa que você não já deve estar cansada de ouvir: cigarro contém inúmeras toxinas que prejudicam a saúde. E pior: o cigarro estimula o aparecimento de celulite.

Mas os sopros diários afetam a circulação e reduzem a chegada de oxigênio para todas as partes do corpo, incluindo as mais propensas a celulite. Para não mencionar, é claro, em substâncias tóxicas que tendem a se acumular e piorar ainda mais o aspecto da pele afetada pela celulite.

  • Reduzir a ingestão de álcool

Como os cigarros, o álcool também é um inimigo da pele saudável. O hábito regular de ingerir álcool leva à formação de radicais livres que destroem o colágeno e forma pequenos focos inflamatórios sob a pele.

Claro, um copo de vinho de vez em quando não irá causar grandes danos, mas evite o excesso, mesmo porque o álcool desidrata as células e pode causar o envelhecimento prematuro.

Referências adicionais:

celulite dissolução/celulite-causas e tratamentos

Você vai gostar também:

8 Dicas Para Eliminar a Celulite

Como Eliminar a Celulite com Drenagem Linfática

Tratamentos para Celulite mais Procurados em Clínicas

Quer continuar recebendo nossas dicas e e-books gratuitos para tornar sua vida melhor?

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Leave a Comment